Busca:
home
linha
institucional
História da Câmara
Legislaturas
Funcionários
Ordem do dia
linha
vereadores
Galeria de Presidentes
Mesa diretora
Comissões
Vereadores
Fale Conosco
linha
Servi�os
Moções
Diário Eletrônico
Tramitação de Projetos
TV Web
Licitações
Legislação Municipal
Prestação de Contas
Notícias
Agenda
Requerimento
Indicações
linha
congonhas
História
Arte Religiosa
Lazer
Mestre Aleijadinho
Barão de Paraopeba
Barão de Eschwege
Os Profetas
Passos da Paixão de Cristo
Barão de Congonhas
Arcebispo Dom Silvério
Cônego Luís Vieira
Zé Arigó
Festas
Hino
Símbolos Municipais
Notícias
linha
Home / Serviços / Notícias
seta
Projeto sobre divisão da Codemig avança na Assembleia
Projeto sobre divisão da Codemig avança na Assembleia

Fonte: ALMG

 

Foi aprovado, nesta quarta-feira (21/3/18), parecer favorável ao Projeto de Lei (PL) 4.996/18, que permite a cisão, fusão ou incorporação da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig).

 

De autoria do governador Fernando Pimentel, a matéria foi apreciada pela Comissão de Administração Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Antes de ir para votação do Plenário em 1º turno, o projeto ainda passará pela Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária.

 

Empate - Na reunião desta quarta (21), a votação do parecer ficou empatada, com dois votos favoráveis ao projeto e dois contrários, da oposição. Nesse caso, o presidente da comisssão, deputado João Magalhães (PMDB), deu o chamado voto de qualidade para decidir favoravelmente à aprovação do parecer, conforme prevê o Regimento Interno da ALMG.

 

Também votou pela aprovação o deputado Cristiano Silveira (PT), enquanto os deputados Sargento Rodrigues (PDT) e João Leite (PSDB) se posicionaram contrariamente.

 

O parecer de autoria do deputado João Magalhães, já distribuído em avulsos (cópias) em reunião anterior da comissão, recomenda a aprovação da proposta em sua forma original. Esse também foi o entendimento da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

 

Com o fim de permitir a divisão da Codemig, o PL 4.996/18 altera a Lei 22.828, de 2018. Essa é a lei que transformou a empresa, até então uma estatal, em sociedade de economia mista.

 

A proposição também permite a abertura de capital da empresa e a venda de parte das ações. No entanto, o Estado deverá manter em seu poder, no mínimo, 51% das ações com direito a voto. Entretanto, a lei prevê a possibilidade de, com autorização legislativa, o governo transferir o controle acionário da empresa.

 

Aprovada convocação de conselheiro do TCE

 

Ainda na reunião, foi aprovado requerimento assinado por 29 parlamentares para convocação do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado José Alves Viana, o ex-deputado Doutor Viana. A comissão quer que este preste esclarecimentos sobre o recebimento em espécie de férias-prêmio por ele, conforme autorização concedida pelo presidente do TCE, conselheiro Cláudio Couto Terrão.

 

O requerimento é assinado pelos seguintes parlamentares: Adalclever Lopes (PMDB), presidente da Assembleia; André Quintão (PT), Agostinho Patrus Filho (PV), Arnaldo Silva (PR), Bosco (Avante), Braulio Brás (PTB), Carlos Henrique (PRB), Dirceu Ribeiro (PHS), Duarte Bechir (PSD), Durval Ângelo (PT), Fábio Avelar Oliveira (Avante), Glaycon Franco (PV), Gustavo Corrêa (DEM), Gustavo Valadares (PSDB), Iran Barbosa (PMDB), João Leite, João Magalhães, Léo Portela (PRB), Leonídio Bouças (PMDB), Neilando Pimenta (PP), Nozinho (PDT), Roberto Andrade (PSB), Rogério Correia (PT), Sargento Rodrigues, Sávio Souza Cruz (PMDB), Tadeu Martins Leite (PMDB), Ulysses Gomes (PT), Vanderlei Miranda (PMDB) e deputada Celise Laviola (PMDB).

topo
voltar
linha
CÂMARA MUNICIPAL DE CONGONHAS
Rua Dr. Pacífico Homem Júnior, 82, Centro - Fone: (31) 3731-1840
Why Digital - 2009
Congonhas - Minas Gerais - Brasil
camara@congonhas.mg.leg.br