Busca:
home
linha
institucional
História da Câmara
Legislaturas
Funcionários
Ordem do dia
linha
vereadores
Galeria de Presidentes
Mesa diretora
Comissões
Vereadores
Fale Conosco
linha
Servi�os
Moções
Diário Eletrônico
Tramitação de Projetos
TV Web
Licitações
Legislação Municipal
Prestação de Contas
Notícias
Agenda
Requerimento
Indicações
linha
congonhas
História
Arte Religiosa
Lazer
Mestre Aleijadinho
Barão de Paraopeba
Barão de Eschwege
Os Profetas
Passos da Paixão de Cristo
Barão de Congonhas
Arcebispo Dom Silvério
Cônego Luís Vieira
Zé Arigó
Festas
Hino
Símbolos Municipais
Notícias
linha
Home / Serviços / Notícias
seta
Cidadão pode contribuir com política pública
Cidadão pode contribuir com política pública

Fonte: ALMG

 

Que ações o Estado deve adotar para garantir habitação em primeiro lugar para as pessoas em situação de rua? Como garantir o acesso aos espaços, equipamentos e serviços urbanos? O que deve ser feito para garantir a segurança e o acesso à justiça para essas pessoas? Como promover uma cultura de respeito, ética e solidariedade?

 

Os cidadãos interessados em contribuir para esse debate podem participar da consulta pública do Fórum Técnico Plano Estadual da Política para a População em Situação de Rua.

 

O evento, promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com o Governo do Estado e entidades parceiras, tem os objetivos de elaborar um plano de metas e ações para concretizar a política pública destinada a essa população (Lei 20.846, de 2013), além de capacitá-la para participar do monitoramento das ações governamentais e sensibilizar a sociedade em geral a fim de combater atitudes de discriminação.

 

Para participar da consulta pública, é preciso estar cadastrado no Portal da Assembleia. O cidadão poderá dar sua contribuição até o dia 30 de abril. As sugestões serão debatidas na etapa final do fórum técnico, entre 11 e 13/6/18.

 

A consulta foi organizada por temas, que estão relacionados à atuação do Estado na garantia de direitos e no atendimento da população em situação de rua:

 

Direitos Humanos e Segurança Pública;

Cidadania, Mobilização, Participação e Controle Sociais;

Trabalho, Emprego e Geração de Renda;

Habitação, Moradia e Desenvolvimento Urbano;

Assistência Social e Segurança Alimentar e Nutricional;

Saúde;

Educação;

Cultura, Esportes e Lazer.

 

Para cada um dos temas, foram disponibilizados no Portal da Assembleia textos explicativos e perguntas que podem ajudar o interessado a formular sua sugestão. A ideia é estimular o envio das contribuições e dar maior clareza sobre o teor dos temas abordados no evento.

 

A plenária final do fórum técnico, na ALMG, será precedida de encontros regionais em seis cidades: Betim (Região Metropolitana de Belo Horizonte), Uberlândia (Triângulo Mineiro), Montes Claros (Norte de Minas), Ipatinga (Vale do Aço), Juiz de Fora (Zona da Mata) e Belo Horizonte.

 

Em cada um desses encontros também serão colhidas sugestões que serão levadas à discussão na etapa estadual. As propostas resultantes dos debates vão subsidiar a elaboração de um anteprojeto de lei para beneficiar a população em situação de rua.

topo
voltar
linha
CÂMARA MUNICIPAL DE CONGONHAS
Rua Dr. Pacífico Homem Júnior, 82, Centro - Fone: (31) 3731-1840
Why Digital - 2009
Congonhas - Minas Gerais - Brasil
camara@congonhas.mg.leg.br