Busca:
home
linha
institucional
História da Câmara
Legislaturas
Funcionários
Ordem do dia
linha
vereadores
Galeria de Presidentes
Mesa diretora
Comissões
Vereadores
Fale Conosco
linha
Servi�os
Moções
Diário Eletrônico
Tramitação de Projetos
TV Web
Licitações
Legislação Municipal
Prestação de Contas
Notícias
Agenda
Requerimento
Indicações
linha
congonhas
História
Arte Religiosa
Lazer
Mestre Aleijadinho
Barão de Paraopeba
Barão de Eschwege
Os Profetas
Passos da Paixão de Cristo
Barão de Congonhas
Arcebispo Dom Silvério
Cônego Luís Vieira
Zé Arigó
Festas
Hino
Símbolos Municipais
Notícias
linha
Home / Serviços / Notícias
seta
Tradicionais folias encerraram o Natal Luz 2017
Tradicionais folias encerraram o Natal Luz 2017

Fonte: Secom / Prefeitura de Congonhas

 

O Encontro de Folias de Reis encerrou oficialmente o Natal Luz 2017 no dia dos Santos Reis. Folias do Dom Oscar, Santa Quitéria, Alto Maranhão, Praia e Jardim Profeta concluíram suas jornadas na praça JK. O evento de 46 dias impressionou pelo público que o prestigiou, a iluminação da praça JK, da Alameda das Palmeiras, da praça do Dom Oscar e as da Praia, mas também pela casa do papai Noel e apresentações culturais. A estrutura será desmontada nesta segunda-feira.

 

A organização do Natal Luz promove anualmente o Encontro de Folias de Reis para manter  viva esta tradição. Na cidade existem oito delas, das quais seis se apresentaram este ano: Folia dos Santos Reis com Proteção de São José, do Dom Oscar; Folia do Divino Espírito Santo, de Santa Quitéria; Folia dos Santos Reis, também de Santa Quitéria; Folia do Menino Jesus, do Alto Maranhão; Folia dos Santos Reis e Menino Jesus, da Praia; e Folia Flor da Serra, do Jardim Profeta. A chegada delas à praça JK marca o término dessa jornada delas por fazendas e diversos bairros e localidades. “Aproveitamos para encerrar nosso Natal Luz com este encontro. Simultaneamente, realizamos as simpatias da Roman e da Rosca dos Reis, para trazer fortuna e prosperidade para as pessoas, mas sempre brincamos que trabalhar também ajuda”, diz o organizador do encontro, José Félix dos Reis, o Zezeca.

 

Hélio Efigênio da Silva, natural de Maracujá, em Queluzito, é filho do criador da Folia dos Procópio, que se apresentou na praça JK somente em 2015, mas faz questão de vir a Congonhas prestigiar as folias da cidade todo ano. “Estamos aqui hoje (sábado) por causa das folias, isso está no sangue. Encontros como este são uma tradição, e não podemos perder isso aqui não, eles são raros, infelizmente. Congonhas está de parabéns. Toda a festa é muito bem organizada”, comentou.

 

Antônio Olímpio da Silva, morador de Congonhas há 9 anos, nasceu em Catende, em Pernambuco, e diz que as folias no estado dele estão desaparecendo. “Em Minas elas estão bem vivas. É muito bom ver este encontro todo ano aqui na praça. Quando fui a minha cidade, até vi algumas se apresentando, mas aqui é mais animado”, garante.

 

Juliana Pinheiro, de Congonhas e que mora em Cascavel, no Paraná, há 10 anos, visita sua terra natal no final do ano e acompanhou, ao lado do filho, o Encontro de Folias nesse sábado, 6. “Acho a festa natalina que que é realizada aqui muito bonita, a casa do Papai Noel está muito bem decorada, linda. O fato de estar na praça facilita a presença das pessoas. Em Cascavel há somente uma casa do Papai Noel, mas as músicas são uma questão bem mineira. Meu filho havia passado pela praça durante o dia e disse que queria ver como estava à noite e, quando chegou, ficou encantado, inclusive quis saber mais sobre as folias e tirou foto de tudo, queria abrir os armários da casa para tirar foto dos detalhes, que chamam muito a atenção”, relatou.

 

ívia Melo Souza Tavares, da Basílica, só pôde ir à praça no último sábado, acompanhada da mãe, de outra irmãzinha e outros componentes da família. “O que eu mais gostei da iluminação foram os anjos, gosto muito deles. Aqui na casa do Papai Noel, a decoração é demais. No meu bairro tem a Alameda, que ficou igualmente encantadora. Já o encontro de folias a gente não perde, porque meu vô adora, aí vêm ele e minha vó também”, diz.

 

Balanço

 

O Natal Luz 2017 teve início no dia 22 de novembro, com a inaugurando da iluminação da Alameda das Palmeiras, na Basílica, no dia 28 foi a vez da praça Olímpica, na Praia, no dia 3 de dezembro da praça do Dom Oscar e no dia 9, da praça JK com a abertura da casa do Papai Noel. Esta apresentou filas que chegaram a passar do Hotel dos Profetas, localizado na av. JK.

 

“Agradecemos primeiro ao prefeito Zelinho, pela oportunidade que deu a esta equipe da Cultura, Obras, Educação e Fumcult de realizarem esta festa para as pessoas de Congonhas, de Lafaiete, Ouro Branco, Carandaí, São Brás do Suaçuí, entre outras cidades, que juntas formaram o maior público que já vimos passar por Congonhas durante o Natal Luz. Um grupo de turistas que estava em Tiradentes, ao saber dos atrativos natalinos daqui, fez questão de mudar a agenda, enfrentou fila e foi embora encantado com o que viu. Além da estrutura que montamos, oferecemos, de 9 a 23 de dezembro, apresentações de orquestra, banda de música e coral. Neste período, Congonhas envia atrações para outras cidades e recebe delas também, como aconteceu com os Canarinhos de Itabirito e o Auto de Natal de Conselheiro Lafaiete”, lembrou a secretária de Cultura da Prefeitura, Miriam Palhares.

 

Diversos ambulantes ficaram felizes porque o evento garantiu a eles consumidores para a pipoca, algodão doce, sanduíche, picolé e até, balão. O mesmo ocorreu com os comerciantes da praça Jk.

 

O Natal Luz 2017 é realizado pela Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Cultura, Obras e Educação, e da FUMCULT, e conta com o apoio do SindComércio Congonhas.

topo
voltar
linha
CÂMARA MUNICIPAL DE CONGONHAS
Rua Dr. Pacífico Homem Júnior, 82, Centro - Fone: (31) 3731-1840
Why Digital - 2009
Congonhas - Minas Gerais - Brasil
congonhas@camaracongonhas.mg.gov.br