Busca:
home
linha
institucional
História da Câmara
Legislaturas
Funcionários
Ordem do dia
linha
vereadores
Galeria de Presidentes
Mesa diretora
Comissões
Vereadores
Fale Conosco
linha
Servi�os
Moções
Diário Eletrônico
Tramitação de Projetos
TV Web
Licitações
Legislação Municipal
Prestação de Contas
Notícias
Agenda
Requerimento
Indicações
linha
congonhas
História
Arte Religiosa
Lazer
Mestre Aleijadinho
Barão de Paraopeba
Barão de Eschwege
Os Profetas
Passos da Paixão de Cristo
Barão de Congonhas
Arcebispo Dom Silvério
Cônego Luís Vieira
Zé Arigó
Festas
Hino
Símbolos Municipais
Notícias
linha
Home / Serviços / Notícias
seta
Prefeitos cobram repasses de Pimentel e apresentam pauta prioritária a deputados
Prefeitos cobram repasses de Pimentel e apresentam pauta prioritária a deputados

Fonte: Secom / Prefeitura de Congonhas

 

Esta segunda-feira, 6, dia foi de mobilização de prefeitos pelos direitos dos municípios. Pela manhã, o Governador Fernando Pimentel recebeu a diretoria da Associação Mineira de Municípios (AMM), que tem como secretário o prefeito de Congonhas, Zelinho, para ouvir deles reivindicações. À tarde, 301 prefeitos se reuniram com 16 deputados federais e 6 estaduais, na sede do CREA-MG, em Belo Horizonte, para pedir que coloquem em pauta e em votação os projetos legislativos que estão em tramitação na Presidência da República, na Câmara dos Deputados e no Senado Federal e que visam o desenvolvimento das cidades.

 

“Sobre a falta de repasses relativos ao ICMS [Importo Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços], o governador justificou o atraso dizendo que utiliza o recurso para pagamentos emergenciais e alertou que este tipo de procedimento pode continuar sendo utilizado. Com relação aos valores atrasados do transporte escolar, Pimentel prometeu pagar de imediato uma parcela, outra em dezembro e três em janeiro. Sobre o não envio dos recursos das obras de três unidades básicas de saúde, que acabaram sendo construídas com recursos da Prefeitura de Congonhas, o diretor-presidente da Codemig [Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais], Marco Antônio Castello Branco, prometeu analisar a situação. Caso não receba este dinheiro, o Município terá de entrar na justiça contra o Estado. Ainda à respeito da área da saúde, o governador afirmou não haver novos recursos disponíveis em seu governo e solicitou que os prefeitos cobrem do Ministério da Saúde investimento na atenção básica”, relatou após a reunião o prefeito Zelinho. Apesar de não disponibilizar recursos, o governador anunciou que está havendo crescimento da receita como o ICMS em Minas.

 

Na parte da tarde , os prefeitos solicitaram dos deputados federais da bancada mineira apoio para aprovação de medidas em favor dos municípios. Entre elas está a Medida Provisória para Apoio Financeiro no valor de R$ 4 bilhões, que possibilitariam às prefeituras pagarem o 13º e salários atrasados.

 

O vice-presidente da Câmara Federal, Deputado Fábio Ramalho garantiu o apoio da bancada mineira a vários pontos da pauta de reivindicação dos municípios, como para a aprovação, ainda esta semana, da Medida Provisória que estabelece no Novo Marco Regulatório da Mineração, elevando a alíquota da Cfem de 2% do faturamento sobre a produção bruta para 4%, conforme pede o relatório do deputado federal Marcus Pestana, o que praticamente dobraria a arrecadação de Congonhas referente à Cfem, que é segunda fonte de recursos do Município, atrás somente do ICMS.

 

“Esta é uma luta antiga nossa, que intensificamos desde quando fomos presidente da AMIG  [Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais], em 2015. Por isso, conclamamos as bancadas mineira e do Pará, que são os estados de maior produção de minério de ferro, mas as demais também, porque há produção de outros minérios em todo o Brasil. Necessitamos destes recursos porque as cidades mineradoras precisam investir muito em infraestrutura para absorver adequadamente o impacto da atividade mineral e oferecer qualidade de vida para as pessoas”, disse o prefeito Zelinho, que estará, em Brasília, nesta terça, acompanhado do presidente da Câmara Municipal, Adivar Barbosa, de outros vereadores, como de seus pares da AMIG, para tentarem convencer os deputados a aprovarem a MP do Marco Regulatório da Mineração.

topo
voltar
linha
CÂMARA MUNICIPAL DE CONGONHAS
Rua Dr. Pacífico Homem Júnior, 82, Centro - Fone: (31) 3731-1840
Why Digital - 2009
Congonhas - Minas Gerais - Brasil
congonhas@camaracongonhas.mg.gov.br