Busca:
home
linha
institucional
História da Câmara
Legislaturas
Funcionários
Ordem do dia
linha
vereadores
Galeria de Presidentes
Mesa diretora
Comissões
Vereadores
Fale Conosco
linha
Servi�os
Moções
Diário Eletrônico
Tramitação de Projetos
TV Web
Licitações
Legislação Municipal
Prestação de Contas
Notícias
Agenda
Requerimento
Indicações
linha
congonhas
História
Arte Religiosa
Lazer
Mestre Aleijadinho
Barão de Paraopeba
Barão de Eschwege
Os Profetas
Passos da Paixão de Cristo
Barão de Congonhas
Arcebispo Dom Silvério
Cônego Luís Vieira
Zé Arigó
Festas
Hino
Símbolos Municipais
Notícias
linha
Home / Serviços / Notícias
seta
Ação conjunta contribui para devolver condições mínimas a vítimas de temporal
Ação conjunta contribui para devolver condições mínimas a vítimas de temporal

Fonte: Secom / Prefeitura de Congonhas

 

Uma grande força-tarefa que envolve setores da Prefeitura de Congonhas, voluntários e empresas atua para reestabelecer a normalidade, na medida do possível, nos bairros Barnabé, Pires, Mineirinha, Campos Altos e Campo das Flores. Na última quinta-feira, 26, uma chuva de granizo, com pedras que chegaram ao tamanho de uma bola de tênis, atingiu aquela região da cidade, destelhando muitas casas, danificando o mobiliário das residências, arrasando plantações e até matando animais de pequeno porte, como galinha e pato. Foram danificadas cerca de 100 residências, atingindo aproximadamente 400 pessoas, mas nenhuma delas ficou gravemente ferida.

 

A vistoria da Defesa Civil Municipal começou ainda na quinta-feira à noite, quando foi oferecido abrigo para os moradores, que preferiram se acomodarem nas casas de amigos e parentes. Somente uma casa do Barnabé foi interditada. Na sexta-feira, o prefeito Zelinho declarou situação de emergência naquelas comunidades por meio do decreto Nº 6.586, o que está permitindo à Administração Municipal adquirir bens, prestar serviços e realizar obras para ajudar as famílias atingidas em um prazo de 180 dias, sem necessidade de licitação e sem prejuízo das restrições de Responsabilidade Fiscal.

 

Entre a tarde e a noite deste domingo, a Prefeitura iniciou a distribuição de telhas de fibrocimento, adquiridas de forma rápida graças à agilidade das secretarias de Planejamento, Gestão Urbana, Obras e apoio de outras. A comunidade do Barnabé, primeiro bairro que recebeu o material, formou um mutirão para ajudar no trabalho. Nesta segunda, a entrega foi retomada pela manhã naquele bairro, com sequência programada para a Mineirinha, Campos Altos, Campo das Flores e Pires. No domingo chegaram 1080 telhas a Congonhas. Uma outra remessa de 920 telhas é aguardada nesta segunda pela Prefeitura. A Defesa Civil havia distribuído lonas próprias para cobertura nos dias anteriores.

 

O Consórcio Público para o Desenvolvimento do Alto Paraopeba (CODAP), presidido pelo prefeito Zelinho, cedeu, ainda na sexta-feira, 252 telhas e disponibiliza ainda colchões e cobertores para as vítimas da chuva de granizo da última quinta-feira.

 

Márcia Aparecida, do Barnabé, que mora em uma casa muito humilde, acha que perdeu até o televisor velho. Mesmo assim ficou feliz com a chegada das novas telhas. “Agradeço muito a Deus por ter recebido essas telhas e a Prefeitura, principalmente a Defesa Civil, porque a chuva aqui foi feia, foram 20 minutos de chuva para acabar com boa parte do que a gente tinha. A maioria das pessoas perdeu muita coisa. Aqui temos um movimento voluntário e vamos instalar as telhas, um ajudando o outro”, disse entusiasmada.

 

Jéssica, também do Barnabé, mora com a sogra, o marido e o filho e lembra que no dia da chuva só a sogra não estava em casa. “Escondemos no guarda-roupa, que foi o lugar possível. Passei esses dias nas casas das minhas cunhadas, porque não dá pra dormir no tempo. Perdemos todas as telhas e estamos recebendo outras da Prefeitura. Recebemos doações de conhecidos, refeição [da Sedas]. O Barnabé é praticamente todos da mesma família, é um pelo outros, e vamos nos ajudando em mutirão”, conta.

 

Segundo o secretário de Gestão Urbana, Sandro Cordeiro, a previsão é de que, pelo menos, 90% das casas atingidas pelo temporal da última quinta recebam novas telhas ainda nesta segunda-feira. O secretário aproveita para destacar o empenho de todas as pessoas envolvidas nesta ação humanitária. “Nossa equipe da Prefeitura está se dedicando muito a esta tarefa, o que têm feito também a presidente da Associação dos Moradores do Bairro Pires, Juliana Lisboa Prestes, que é grande parceira do Município e está ajudando a socorrer as comunidades, principalmente do Pires e do Barnabé, e as empresas e seus funcionários que contribuem bastante nessa hora, como os moradores dos bairros atingidos”, diz.

 

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (SEDAS) oferece refeição às famílias que ficaram sem condições de cozinhar. Assistentes sociais e psicólogas estão visitando as vítimas para levantar outras necessidades. A SEDAS está também arrecadando donativos como colchões, travesseiros, roupas de cama, alimentos e água mineral. Estes podem ser encaminhadas para o CRAS do Pires (à rua Cruzul, 112), das 8h às 18h – telefone (31) 3733-5179 – ou para a SEDAS (à rua Benedito Quintino, 191, Centro) – telefones: (31) 3731-3305, 3731-1621 e 3731-5179. A Prefeitura possui uma caminhonete para buscar as doações na casa do doador.

 

O prefeito Zelinho acompanhou a Defesa Civil na vistoria do domingo e viu de perto a realidade daquelas pessoas. “É com tristeza que vimos essas casas neste estado, com moradores perdendo tudo. Mas estamos agindo rápido. Agradeço o empenho dos servidores da Prefeitura e voluntários e a quem acolheu as vítimas. A Prefeitura está fazendo o que pode neste momento. Contamos também com a solidariedade das pessoas para doarem colchões, móveis e alimentos neste momento difícil de nossos irmãos”, diz.

 

O chefe do executivo municipal aproveitou as entrevistas concedidas pela manhã às rádios Congonhas (1020 Khz) e Educativa FM (97.5 Mhz) para pedir compreensão a quem está em situação menos crítica.  O objetivo é favorecer quem mais precisa receber o atendimento. Essencial também, segundo ele, é conduzir este processo conforme determina a lei. “Estas telhas estão sendo entregues de acordo com a vistoria feita pela Defesa Civil e esta entrega está sujeita à fiscalização, já que foram adquiridas com dinheiro público. A prioridade são residências e principalmente sala, quarto, cozinha e banheiro que não é de laje. Atendemos as pessoas carentes, até porque outros bairros da cidade foram atingidos em um outro temporal recente. Sítiantes e fazendeiros que possuem condições de adquirir telhas precisam entender a situação. Infelizmente observamos que ainda há pessoas destes bairros que vivem em situação muito difícil, é de cortar o coração e precisamos ajuda-las”, completou.

 

Os moradores de ruas onde ainda falta energia elétrica devem ligar para Diretoria de Concessões Urbanas telo telefone 3732-1849.

topo
voltar
linha
CÂMARA MUNICIPAL DE CONGONHAS
Rua Dr. Pacífico Homem Júnior, 82, Centro - Fone: (31) 3731-1840
Why Digital - 2009
Congonhas - Minas Gerais - Brasil
congonhas@camaracongonhas.mg.gov.br