Busca:
home
linha
institucional
História da Câmara
Legislaturas
Funcionários
Ordem do dia
linha
vereadores
Galeria de Presidentes
Mesa diretora
Comissões
Vereadores
Fale Conosco
linha
Servi�os
Moções
Diário Eletrônico
Tramitação de Projetos
TV Web
Licitações
Legislação Municipal
Prestação de Contas
Notícias
Agenda
Requerimento
Indicações
linha
congonhas
História
Arte Religiosa
Lazer
Mestre Aleijadinho
Barão de Paraopeba
Barão de Eschwege
Os Profetas
Passos da Paixão de Cristo
Barão de Congonhas
Arcebispo Dom Silvério
Cônego Luís Vieira
Zé Arigó
Festas
Hino
Símbolos Municipais
Notícias
linha
Home / Serviços / Notícias
seta
Falta de repasse do Governo Federal e baixa arrecadação da cidade tem afetado órgãos como Assistência Especializada a Mulher
Falta de repasse do Governo Federal e baixa arrecadação da cidade tem afetado órgãos como Assistência Especializada a Mulher

Reuniu-se a Câmara Municipal de Congonhas para a 33ª Reunião Ordinária da Sessão Legislativa, dia três de outubro de 2017, presidida pelo Vereador Adivar Geraldo Barbosa e secretariada pelo Vereador Eduardo Cordeiro Matosinhos. Após leitura da ata da reunião anterior abriu-se discussões sobre: assistência social aos desabrigados pela última chuva forte na cidade; vigília na Câmara;o fim das coligações; audiência pública sobre mais alteamento da barragem da CSN, entre outros. Decreto nº 6.569 para ponto facultativo nas repartições públicas no dia 13 de outubro. Foi convidado o Secretário Municipal de Assistência Social a prestar esclarecimentos sobre sua secretaria. Convite de representantes do projeto Garoto Cidadão para homenagear à tradicional festa do Rosário, dia quatro de outubro, às 19h, na Praça do Rosário.

 

Ronaldo Rodrigues de Assunção - Secretário Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social disse em seu discurso, voltando novamente ao plenário, após uma semana de visita, complementações de assuntos importantes de sua secretaria. Falou sobre a assistência social que está sendo prejudicada pela falta de repasse do Governo Federal, como o CRI e outros. Disse que estão tentando manter o Centro de Referência da Mulher, que era mesmo referência na região pelo alto índice de filantropia para as mulheres; principalmente na parte psicológica. A região era campeã em violência contra a mulher e com este trabalho, o quadro havia reduzido, drasticamente. O preparo da mulher em seu psicológico, para ajudar em seu trabalho, na família, inserindo-as no mercado de trabalho fazia toda diferença. Afirmou que com estes cortes, falta fraudas geriátricas, remédios e que toda problemática da saúde recai diretamente em sua secretaria. Afirma que a Câmara tem sido grande parceira em sua batalha para que as coisas aconteçam e novamente agradeceu a todos os vereadores pelo apoio e ratificou que não são alguns, mas todos os vereadores que têm dado total apoio a sua secretaria.

 

VEREADORES DISCUTEM TAMBÉM SOBRE AUDIÊNCIA PÚBLICA DA BARRAGEM DA CSN

 

Vereador Adivar Geraldo Barbosa comunicou sobre audiência pública que ocorreu no cinema, sobre o alteamento da barragem da CSN, dia três de outubro e pediu a todos que comparecessem, pois é assunto de extrema importância para todos os congonhenses.

 

Vereadora Cida Penido falou sobre a moção de repúdio apresentada à empresa MRS, pelo transtorno causado aos moradores na limpeza das pedras da linha férrea. Ver. Cida apresentou em data-show algumas imagens referentes ao excesso de poeira causada pela empresa.

 

Vereador Eduardo Cordeiro Matosinhos falou sobre o número de casas destelhadas na última tempestade que ocorreu na cidade e sugeriu que o trabalho de assistência social em Congonhas começasse por um decreto legislativo que pudesse amparar os desabrigados e decretar estado de emergência e que fornecesse as telhas para as famílias atingidas.

 

Vereador Evandro Alves de Almeida (Pastor Evandro) convidou a todos indiscriminadamente, para a vigília, que ocorrerá na Câmara, nesta sexta-feira, dia seis de outubro. Disse que o vereador deve ser livre e não precisa nem ser oposição e nem situação, pois nas próximas eleições não haverá coligações e sim a força de um candidato. Justificou sua abstenção na votação da moção de repúdio da Vereadora Cida, por não estar presente no momento da votação. Sobre as comemorações do dia das crianças disse que faz seu papel de pastor e que quando o procuram para pedir ajuda, pedem para o pastor e não para o político, pois estão desacreditados, em sua maioria.

 

Vereador Edonias Clementino (Galileu) falou sobre a falta de atendimento às indicações dos vereadores; sobre a tempestade que provocou grandes estragos na cidade.

 

Vereador Feliciano Duarte Monteiro falou sobre o carro de som que estava passando para convidar a população para a audiência pública sobre a barragem da CSN e que os vereadores não foram convidados em tem hábil. Entende ser falta de respeito para com os vereadores - que são pessoas públicas e também interessadas no assunto, até para discutir com seus pares e acalmar a população ou discutir o que for mais sério.Ratificou ainda que quem programou esta audiência é que merecia uma moção de repúdio.

 

Vereador Igor Jonas Souza Costa falou sobre o transporte coletivo da cidade; que os passageiros correm risco porque o motorista ao mesmo tempo em que dirige, também cobra a passagem; sobre o partido PTB disse que devem decidir se vão apoiar o governo ou vão fazer oposição, pois o partido precisa começar a lutar em favor da comunidade, participando das decisões da cidade e que o governo só procura o partido quando precisa de aprovação de projetos.

 

Vereador Lucas Santos Vicente (Lucas Bob) falou sobre as famílias prejudicadas com a tempestade que ocorreu na cidade. Convidou a todos a participarem de reunião que ocorrerá neste sábado, na Câmara, para tratar do problema dos animais soltos na rua.

 

Vereadora Patrícia falou que o Conselho Municipal nunca convocou os vereadores para suas reuniões; sobre o não atendimento dos vereadores por parte de alguns secretários e da necessidade de se tomar um posicionamento mais firme.

 

Vereador Vagner Luiz de Souza convidou a todos para o Seminário Desafios para o Crescimento que ocorrerá amanhã no salão nobre da Câmara.

 

Fonte: Rita Cordeiro/Assessoria de Imprensa /CMC

topo
voltar
linha
CÂMARA MUNICIPAL DE CONGONHAS
Rua Dr. Pacífico Homem Júnior, 82, Centro - Fone: (31) 3731-1840
Why Digital - 2009
Congonhas - Minas Gerais - Brasil
congonhas@camaracongonhas.mg.gov.br