Busca:
home
linha
institucional
História da Câmara
Legislaturas
Funcionários
Ordem do dia
linha
vereadores
Galeria de Presidentes
Mesa diretora
Comissões
Vereadores
Fale Conosco
linha
Servi�os
Moções
Diário Eletrônico
Tramitação de Projetos
TV Web
Licitações
Legislação Municipal
Prestação de Contas
Notícias
Agenda
Requerimento
Indicações
linha
congonhas
História
Arte Religiosa
Lazer
Mestre Aleijadinho
Barão de Paraopeba
Barão de Eschwege
Os Profetas
Passos da Paixão de Cristo
Barão de Congonhas
Arcebispo Dom Silvério
Cônego Luís Vieira
Zé Arigó
Festas
Hino
Símbolos Municipais
Notícias
linha
Home / Serviços / Notícias
seta
Saúde em Congonhas acompanha as famílias com atendimento humanizado
Saúde em Congonhas acompanha as famílias com atendimento humanizado

Fonte: Secom / Prefeitura de Congonhas

 

A saúde em Congonhas tem cobertura integral, com atendimento médico nas unidades de atenção primária à saúde (UAPS), nas clínicas especializadas e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O atendimento humanizado na saúde e o investimento em infraestrutura tornam Congonhas uma das cidades que mais priorizam o bem-estar do cidadão.

 

Atenção básica

 

Na atenção básica, as equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), dos núcleos de apoio à saúde da família (NASF) e de saúde bucal trabalham a prevenção e a promoção da saúde nas 16 unidades de atenção primária à saúde (UAPS) e nas sete unidades de apoio. Todas as unidades oferecem atendimento odontológico, coleta de preventivo e pré-natal. Além disso, a população pode receber vacinação durante todo o horário de funcionamento.

 

Nas UAPSs a população também tem acesso a medicamentos básicos de uso contínuo, como os utilizados para controlar diabetes e hipertensão e anticoncepcionais. Os remédios são disponibilizados por meio de receita médica e em um horário fixo.

 

As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Outro serviço exclusivo é o Horário do Trabalhador: uma vez por semana, o atendimento é estendido até às 19h. Procure a unidade mais próxima!

 

Farmácia central

 

A Farmácia Central tem uma média de 250 atendimentos diários. Além de dispensar medicamentos de alto custo e controlados, a farmácia também é responsável pelo tratamento para insulino-dependentes (insulinas, fitas para glicemia, lancetas e lancetadores) e de epidemiologia, que contempla doenças como tuberculose e remédios do Programa de Controle do Tabagismo. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h50.

 

Os remédios são entregues à população mediante apresentação de prescrição médica. É feito um cadastro para facilitar o controle de dados dos pacientes e dos medicamentos que estão sendo distribuídos.

 

Atualmente, 320 congonhenses estão cadastrados no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF), uma estratégia de acesso a medicamentos no âmbito do SUS, que tem o objetivo de disponibilizar medicamentos para o tratamento de doenças específicas, como artrite reumatóide e asma crônica. O programa segue as orientações dos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), do Ministério da Saúde.

 

UPA 24h

 

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h é um estabelecimento de saúde de complexidade intermediária entre as atenção primária à saúde (UAPS) e a Rede Hospitalar. Com capacidade para atender a uma população de até 200 mil habitantes da microrregião de Congonhas/Conselheiro Lafaiete, a UPA atende casos de urgências e de natureza clínica, cirúrgica ou de trauma.

 

Os pacientes que chegam à UPA são atendidos conforme o sistema de classificação de risco, que otimiza o atendimento e permite a assistência integral de acordo com a gravidade do quadro clínico. O usuário é acolhido, recebe o atendimento médico, é medicado e referenciado para a UAPS da região onde mora ou internado. Já os casos mais graves são encaminhado ao Hospital Bom Jesus, atualmente sob intervenção da Prefeitura, que fornece apoio administrativo e financeiro à instituição.

 

A UPA faz parte do Complexo de Saúde, que contempla, ainda, o Centro de Especialidades Médicas (CEM), a Farmácia Central, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), a Central de Material Esterilizada e o setor administrativo da Secretaria Municipal de Saúde.

topo
voltar
linha
CÂMARA MUNICIPAL DE CONGONHAS
Rua Dr. Pacífico Homem Júnior, 82, Centro - Fone: (31) 3731-1840
Why Digital - 2009
Congonhas - Minas Gerais - Brasil
congonhas@camaracongonhas.mg.gov.br