Busca:
home
linha
institucional
História da Câmara
Legislaturas
Funcionários
Ordem do dia
linha
vereadores
Galeria de Presidentes
Mesa diretora
Comissões
Vereadores
Fale Conosco
linha
Servi�os
Moções
Diário Eletrônico
Tramitação de Projetos
TV Web
Licitações
Legislação Municipal
Prestação de Contas
Notícias
Agenda
Requerimento
Indicações
linha
congonhas
História
Arte Religiosa
Lazer
Mestre Aleijadinho
Barão de Paraopeba
Barão de Eschwege
Os Profetas
Passos da Paixão de Cristo
Barão de Congonhas
Arcebispo Dom Silvério
Cônego Luís Vieira
Zé Arigó
Festas
Hino
Símbolos Municipais
Notícias
linha
Home / Serviços / Notícias
seta
Prefeitos desenvolvem juntos o Castramóvel e projetos energéticos
Prefeitos desenvolvem juntos o Castramóvel e projetos energéticos

Fonte: Secom / Prefeitura de Congonhas

 

Durante a 70ª Assembleia Geral Ordinária do Consórcio Público para o Desenvolvimento do Alto Paraopeba (CODAP), os prefeitos das cidades consorciadas e seus assessores discutiram, entre outros assuntos, a Chamada Pública de projetos, como o energético, o Castramóvel e o funcionamento da Fazenda Modelo. Associação dos Municípios da Microrregião Alto Paraopeba (Amalpa) e Consórcio Público Intermunicipal de Tratamento de Resíduos Sólidos (ECOTRES) somam forças ao CODAP.

 

Estiveram presentes à reunião, realizada nessa segunda-feira, 7, o prefeito de Congonhas e presidente do Codap, Zelinho; o prefeito de Conselheiro Lafaiete, Mário Marcus (C. Lafaiete); o vice-prefeito de Ouro Branco, Celso Roberto Vaz; o secretário executivo do CODAP, Rodolfo Gonzaga da Silva e equipe; o secretário executivo da Amalpa, Vicente Faria; e o secretário executivo do ECOTRES, Luiz Cláudio Grossi. 

 

Um dos pontos da pauta foi a Chamada Pública de Projetos, como o de contratação de empresa de serviço especializado em engenharia para elaboração de diagnósticos energéticos e projetos de eficiência e, ainda, gestão pública dos recursos aprovados na concessionária/permissionária de energia elétrica dos municípios integrantes do consórcio.

 

Também foi discutido projeto Castramóvel, que possibilitaria realizar campanhas de esterilização em massa de caninos e felinos, através de unidade móvel nos municípios do CODAP. A maioria destas cidades consorciadas apresentam problemas com o número de animais de rua. A castração é uma forma de conter esse aumento e evitar inclusive problemas de saúde pública. Os recursos são disponibilizados por meio de uma emenda parlamentar do deputado estadual, Glaycon Franco, no valor de cerca de R$ 160.000,00.

 

Sobre o andamento do Centro de Referência de Agricultura Familiar em Territórios Mineradores, o secretário Executivo do CODAP, Rodolfo Gonzaga, informou que haverá uma reunião no próximo dia 18 deste mês, em que será abordado o Termo de Convênio com a EMBRAPA e outros parceiros para que este entre em atividade. Uma delas poderá ser a compostagem, que poderá ser desenvolvida nesta fazenda modelo, localizada na Fazenda de Carreiras, de propriedade da Gerdau, em Ouro Branco, em parceria com ECOTRES, segundo seu secretário executivo, Luiz Cláudio Grossi.

 

Os prefeitos comentaram ainda sobre o interesse dos municípios de Brumadinho, Ouro Preto e Mariana em ingressarem no Codap.

 

Outro ponto da pauta de discussão foi Orçamento do consórcio para 2018. Ficou definido que será agendada uma reunião ainda este mês para ser discutido o mesmo.

topo
voltar
linha
CÂMARA MUNICIPAL DE CONGONHAS
Rua Dr. Pacífico Homem Júnior, 82, Centro - Fone: (31) 3731-1840
Why Digital - 2009
Congonhas - Minas Gerais - Brasil
congonhas@camaracongonhas.mg.gov.br