Busca:
home
linha
institucional
História da Câmara
Legislaturas
Funcionários
Ordem do dia
linha
vereadores
Galeria de Presidentes
Mesa diretora
Comissões
Vereadores
Fale Conosco
linha
Servi�os
Moções
Diário Eletrônico
Tramitação de Projetos
TV Web
Licitações
Legislação Municipal
Prestação de Contas
Notícias
Agenda
Requerimento
Indicações
linha
congonhas
História
Arte Religiosa
Lazer
Mestre Aleijadinho
Barão de Paraopeba
Barão de Eschwege
Os Profetas
Passos da Paixão de Cristo
Barão de Congonhas
Arcebispo Dom Silvério
Cônego Luís Vieira
Zé Arigó
Festas
Hino
Símbolos Municipais
Notícias
linha
Home / Serviços / Notícias
seta
Reunião da Amalpa marcou reabertura da Fazenda Paraopeba
Reunião da Amalpa marcou reabertura da Fazenda Paraopeba

Fonte: Fato Real

 

A reunião mensal de julho da Associação dos Municípios do Alto Paraopeba, na sexta-feira 28/07 foi praticamente toda voltada para a inauguração oficial da Fazenda Paraopeba situada na cidade de Conselheiro Lafaiete, na divisa com o município de São Brás do Suaçuí.

 

Além dos prefeitos das cidades afiliadas e outras lideranças políticas regionais, destaque para o Secretário Adjunto da Cultura do Governo de Minas Gerais João Miguel, o Subsecretário de Desenvolvimento Integrado do Governo de Minas Gerais Pedro Leão e o Promotor de Justiça e Curador do Patrimônio Histórico de Conselheiro Lafaiete Glauco Peregrino e o Diretor Institucional da Ferrous, Cristiano Parreras, representando a empresa e instituições diretamente envolvidas no restauro do imóvel histórico.

 

Dr. Glauco Peregrino declarou sua satisfação de entregar a fazenda para a cidade de Conselheiro Lafaiete e toda a região, que foi feito um resgate da cultura e patrimônio histórico, agradeceu a todos os prefeitos de mandatos anteriores que contribuíram de alguma forma para que a obra acontecesse, além do SOREAR, Ministério Público, IEPHA e Ferrous Mineração. Demonstrando preocupação com a destinação futura do imóvel o promotor chamou a atenção do empresariado, para que estude a viabilidade econômica de uso dos imóveis, para que juntos, possam dar vida a prédios históricos abandonados e que a população passe a usufruir destes.

 

O Secretário Adjunto João Miguel, parabenizou as parcerias que possibilitaram o restauro e reafirmou a riqueza histórica da região: “O tesouro daqui é a história, devem se apropriar disso para restaurar o sentido de pátria, nação e povo, todas as cidades devem se aproveitar disso”.

 

O Subsecretário Pedro Leão, que foi representando o Wadson Ribeiro, falou de todas as riquezas que tem nas cidades, ressaltou a importância dos patrimônios históricos. A pauta principal hoje é o desenvolvimento e deve-se manter a cultura viva. Apresentou um projeto para transformar o campo das vertentes no Polo Nacional de Artesanato, além de dar devido conhecimento para os equinos como animais culturais que representam Queluz de Minas, Conselheiro Lafaiete.

 

A próxima reunião da Amalpa será em 25 de agosto na cidade de Senhora de Oliveira.

topo
voltar
linha
CÂMARA MUNICIPAL DE CONGONHAS
Rua Dr. Pacífico Homem Júnior, 82, Centro - Fone: (31) 3731-1840
Why Digital - 2009
Congonhas - Minas Gerais - Brasil
congonhas@camaracongonhas.mg.gov.br