Busca:
home
linha
institucional
História da Câmara
Legislaturas
Funcionários
Ordem do dia
linha
vereadores
Galeria de Presidentes
Mesa diretora
Comissões
Vereadores
Fale Conosco
linha
Servi�os
Moções
Diário Eletrônico
Tramitação de Projetos
TV Web
Licitações
Legislação Municipal
Prestação de Contas
Notícias
Agenda
Requerimento
Indicações
linha
congonhas
História
Arte Religiosa
Lazer
Mestre Aleijadinho
Barão de Paraopeba
Barão de Eschwege
Os Profetas
Passos da Paixão de Cristo
Barão de Congonhas
Arcebispo Dom Silvério
Cônego Luís Vieira
Zé Arigó
Festas
Hino
Símbolos Municipais
Notícias
linha
Home / Serviços / Notícias
seta
Ouro Preto e Mariana manifestaram interesse de se juntarem ao Codap
Ouro Preto e Mariana manifestaram interesse de se juntarem ao Codap

Fonte: Secom / Prefeitura de Congonhas

 

Representantes de prefeituras da região participaram da Assembleia Geral do Consórcio Público para o Desenvolvimento do Alto Paraopeba (Codap) do mês de maio, nesta sexta-feira, 5, em Conselheiro Lafaiete. Esta foi a primeira após a que elegeu e empossou o prefeito de Congonhas, Zelinho, como novo presidente da entidade em abril. Os principais pontos da pauta foram o papel complementar que este consórcio possui em relação à Amalpa e a captação de novos municípios para integrá-lo. Já há intenção declarada de alguns deles de se consorciarem, com objetivo de reduzirem seus custos e desenvolverem setores como o próprio serviço público e a agropecuária.

 

Além do presidente do Codap e prefeito de Congonhas, Zelinho, participaram das discussões o secretário municipal de Planejamento de Congonhas, Antônio Odaque da Silva; o prefeito de Entre Rios de Minas, José Walter Resende; o vice-prefeito de Ouro Branco, Celso Roberto Vaz; a assessora parlamentar do deputado federal, Padre João, Silene Gonçalves da Silva; o secretário executivo do Codap, Rodolfo Gonzaga; o controlador interno da entidade, Paulo César L. Correa; e os membros da assessoria jurídica, Camilla Santos e Ivan Duque.

 

A Diretoria do Codap irá visitar chefes do executivo e suas equipes a fim de convidá-los a associarem. Entre as que já manifestaram interesse em unirem forças com Congonhas, Ouro Branco, Entre Rios de Minas, São Brás do Suaçuí e Jeceaba estão as prefeituras de Ouro Preto e Mariana. Conselheiro Lafaiete e Belo Vale aguardam aprovação de suas respectivas Câmaras Municipais para retornarem ao consórcio. 

 

A continuidade do programa da Defesa Civil Regional também foi colocada com uma das prioridades deste exercício e deverá, em breve, retomar suas atividades.

Durante a reunião desta sexta, também foram apresentadas sugestões para o aperfeiçoamento dos projetos desenvolvidos pelo Codap e a retomada de outros, como a compra conjunta de produtos e serviços pelas prefeituras. Bons exemplos são a aquisição de alimentos agrícolas para a merenda escolar das escolas municipais.

 

O recém lançado Centro de Referência de Desenvolvimento da Agricultura Familiar, que passa a contar com uma sede na Fazenda de Carreiras – Casa de Tiradentes – cedida por um ano pela Prefeitura de Ouro Branco ao Codap, oferecerá apoio aos produtores rurais, graça à parceria firmada com Embrapa, EPAMIG e Emater. No terreno de 24,8 hectares cedido por comodato pela Gerdau para a criação da Fazenda Modelo do projeto, serão desenvolvidas pesquisas e cultivadas mudas de árvores, verduras, legumes entre outras alimentícias. 

 

Produtores rurais interessados na iniciativa podem tirar suas dúvidas pelo próprio telefone do Codap, no horário comercial: (31) 3721-1258.

topo
voltar
linha
CÂMARA MUNICIPAL DE CONGONHAS
Rua Dr. Pacífico Homem Júnior, 82, Centro - Fone: (31) 3731-1840
Why Digital - 2009
Congonhas - Minas Gerais - Brasil
congonhas@camaracongonhas.mg.gov.br