Busca:
home
linha
institucional
História da Câmara
Legislaturas
Funcionários
Ordem do dia
linha
vereadores
Galeria de Presidentes
Mesa diretora
Comissões
Vereadores
Fale Conosco
linha
Servi�os
Moções
Diário Eletrônico
Tramitação de Projetos
TV Web
Licitações
Legislação Municipal
Prestação de Contas
Notícias
Agenda
Requerimento
Indicações
linha
congonhas
História
Arte Religiosa
Lazer
Mestre Aleijadinho
Barão de Paraopeba
Barão de Eschwege
Os Profetas
Passos da Paixão de Cristo
Barão de Congonhas
Arcebispo Dom Silvério
Cônego Luís Vieira
Zé Arigó
Festas
Hino
Símbolos Municipais
Notícias
linha
Home / Serviços / Notícias
seta
Iphan aponta Congonhas como exemplo durante reabertura de Matriz
Iphan aponta Congonhas como exemplo durante reabertura de Matriz

Fonte: Fato Real

 

Abençoada por um céu azul vibrante, a Igreja da Matriz de N. Sra. da Conceição reabriu as portas na manhã desta quinta-feira, 30, após a restauração dos elementos artísticos integrados. A obra, que demonstra o respeito do Governo Municipal à cultura, fé e devoção dos congonhenses, foi financiada pelo PAC Cidades Históricas, em uma parceria entre o Governo Federal, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a Prefeitura de Congonhas e a Igreja.

 

A cerimônia contou com a presença  da  presidente do IPHAN, Kátia Bogéa; do diretor do PAC, Robson de Almeida; da superintendente do IPHAN, Célia Maria Corsino; do chefe de representação regional do Ministério da Cultura de Minas Gerais, Aníbal Henrique; do pároco da Matriz de N. Sra. da Conceição, padre Paulo Barbosa; do reitor da Basílica do Senhor Bom Jesus, Cônego Geraldo Francisco Leocádio; do promotor de justiça da Comarca de Congonhas, Dr. Vinicius Alcântara Galvão; do prefeito Zelinho; da equipe do Governo Municipal, vereadores, outras autoridades. A comunidade também acompanhou, emocionada, a reabertura da igreja.

 

O pároco da Matriz de N. Sra. Da Conceição, Padre Paulo Barbosa, presidiu a bênção de reabertura e reforçou a importância da igreja para a comunidade. “A Matriz evoca a espiritualidade. Parece uma senhora de braços abertos, uma mãe que acolhe seus filhos. Uma igreja que completa a representação da Sagrada Família em Congonhas e de onde se originou a Semana Santa, festa tão tradicional em nossa cidade. Preservar a nossa igreja é cuidar da nossa cultura, da nossa fé e devoção. Somos eternos guardiões dessa obra”, completou ao abençoar a pedra fundamental de construção da igreja.

 

Kátia Bogéa, presidente do IPHAN, se pronunciou agradecendo o apoio de todos os envolvidos na entrega desta obra e ressaltou o pioneirismo e competência de Congonhas na execução dos projetos. “Congonhas teve 10 obras aprovadas pelo PAC Cidades Históricas e é uma referência para outras cidades na eficiência e comprometimento na realização dos projetos e execução dessas obras. Congonhas saiu à frente das outras cidades quando elaborou os projetos com recursos próprios e possibilitou a agilidade na iniciação das obras. Parabenizo o prefeito Zelinho e toda a sua equipe pela competência. Congonhas é um exemplo!”, elogiou.

 

“Este é um momento de júbilo e alegria para todos nós. Esta igreja é muito importante para a nossa cidade e abriga obras de grandes mestres como Aleijadinho e Servas. Recebemos a responsabilidade de sermos parceiros do IPHAN para preservarmos a nossa história e nossa cultura. Esta é uma das nossas prioridades. É uma emoção enorme para mim como prefeito entregar essa obra”, disse o prefeito Zelinho.

 

A reabertura e a restauração dos Elementos Artísticos da Matriz de N. Sra. da Conceição ganhou destaque na imprensa nacional e atraiu diversos veículos de comunicação.

topo
voltar
linha
CÂMARA MUNICIPAL DE CONGONHAS
Rua Dr. Pacífico Homem Júnior, 82, Centro - Fone: (31) 3731-1840
Why Digital - 2009
Congonhas - Minas Gerais - Brasil
congonhas@camaracongonhas.mg.gov.br